segunda-feira, 11 de outubro de 2010

SONHO DE EMANCIPAÇÃO

A sociedade atual passa por um momento de incertezas, os homens ainda não identificaram em que sociedade vivem. Por esta razão os papeis entram em conflito. Sendo mais fácil para muitos homens se fecharem no seu próprio mundo, ficando aprisionados em cavernas obscuras e sombrias.
As mentes destes homens encontram-se acorrentadas ou pela formação cultural restrita que receberam ou pelo desconhecimento e ignorância que vivem. O resultado desta situação é a mediocridade da identificação da realidade e o significado das coisas por parte destes homens, para estes a realidade orientada pela inteligência e pela razão fica impercebível.
Bom seria que os homens fossem iluminados pelo sol da verdade conforme afirmava Platão no mito da caverna, entretanto o que observamos são pessoas aprisionadas pelo efêmero do cotidiano e pela falta de construção da identidade.
Como seria então se os homens resolvessem sair de suas cavernas para obter o conhecimento da realidade? Será que os homens estariam preparados? Uma vez obtendo o conhecimento será que eles ainda se portariam com ignorância? Teríamos uma revolução. O homem é uma construção pessoal e gradativa que ao longo das descobertas e contatos com o mundo vai sendo construído conforme defendia Locke na teoria do conhecimento. Onde estariam então o mundo iluminado do conhecimento? Não estaria este mundo bem perto de nós? Talvez mais real, mais palpável, e mais sentivel que imaginamos.
A liberdade que tanto falamos e desejamos será conquistada quando vencemos os nossos preconceitos, nossos medos, nossa falta de interação e comunicação, quando olhamos para as pessoas vendo as virtudes e não os defeitos, quando sairmos das cavernas da ignorância.
Finalmente, quando atingirmos este dia alcançaremos a nossa emancipação e estaremos livres para vivermos a grandeza de uma existência pela sabedoria.


Autor: Jacob de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário